Quinta-feira, 22 de setembro de 2022
Última Modificação: 24/09/2022 11:13:01 | Visualizada 372 vezes
O objetivo é transformar as cidades em destinos turísticos mais atrativos.
Ouvir matéria
Ivaiporã é uma das cidades que participam do projeto-piloto DTI (Destinos Turísticos Inteligentes), desenvolvido pelo Ministério do Turismo, em parceria com Sebrae, com o objetivo de transformá-las em destinos turísticos mais atrativos.
Conforme o Ministério do Turismo, o DTI é um destino turístico que gerencia os processos e o território de forma inovadora e sustentável, comprometido com pilares que impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos turistas.
O projeto usa como modelo o programa de turismo criado pela Espanha em 2012. Para o diretor-presidente do Sebrae, Carlos Melles, o Brasil precisa ultrapassar o número atual de visitantes.
4 pilares
No Brasil, o Sebrae trabalha 4 pilares: governança, tecnologia, experiência turística e desenvolvimento sustentável. As cidades participantes que cumprirem em pelo menos 80% dos planos de transformação vão receber o selo DTI (Destinos Turísticos Inteligentes) do Ministério do Turismo. A certificação proporciona benefícios, como o reforço da promoção internacional e a possibilidade de investimentos externos.
No Vale do Ivaí, o Sebrae selecionou: Apucarana, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Lunardelli, Faxinal e Jardim Alegre para trabalhar os 4 pilares dos DTI – incluindo 6 workshops. O diagnóstico nos 6 municípios é feito pelos consultores do Sebrae, Tiago Cunha (Apucarana), e Joelma Katto (Ivaiporã).
1º workshop
Em Ivaiporã, o Sebrae realizou o 1º workshop com o tema Empreendedorismo e Turismo como Atividade Econômica, voltado a empresários e profissionais ligados ao setor de turismo, no salão nobre da Prefeitura, onde o diretor do Departamento Municipal de Indústria, Comércio, Turismo, Agronegócio, Tecnologia e Inovação, Alex Fonseca, deu as boas-vindas à consultora do Sebrae, Joelma Katto, e à credenciada do Sebrae, Érica Búfalo, que apresentou o workshop.
“Após o diagnóstico do Sebrae faremos um plano de trabalho para aplicar as ações que visam tornar Ivaiporã um dos Destinos Turísticos Inteligentes. E, assim, melhorar as experiências do turista e contribuir com a qualidade de vida da população”, informou Alex Fonseca.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Polícia Militar e Prefeitura de Ivaiporã formam 313 alunos da rede municipal no Proerd
Prefeitura de Ivaiporã conclui obras de recape em 6 ruas do Jardim Nova Porã