Segunda-feira, 24 de outubro de 2022
Última Modificação: 24/10/2022 19:35:45 | Visualizada 467 vezes
O projeto da escola municipal seguirá o padrão estabelecido pelo Ministério da Educação
Ouvir matéria
Após se reunir em Brasília com o diretor de Articulação e Projetos Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Gabriel Vilar, e com o deputado federal Sérgio Souza, para tratar acerca do Termo de Compromisso que visa construir uma escola municipal com 13 salas no Jardim Aeroporto, o prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, anunciou a obra durante coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, dia 24 de outubro, em frente ao terreno onde será executada – próxima ao Ginásio de Esporte Sapecadão.
A escola municipal, que integrará o Plano de Ações Articuladas do FNDE, será construída na Avenida Espanha num terreno de 6.800,00m² e área de construção de 3.870,47m² com capacidade para atender 455 alunos do pré-escolar e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental em tempo integral. Trata-se do 1º estabelecimento municipal de ensino integral de Ivaiporã.
O FNDE autorizou a licitação e os recursos serão transferidos em parcelas de acordo com a execução obra. O projeto de construção foi orçado em R$10.126.638,94 com recursos destinados pelo deputado federal Sérgio Souza, que é bastante atuante em Brasília em causas que interessam a administração municipal e a população de Ivaiporã. À Prefeitura caberá a contrapartida de R$4.884,88.
Agradecimento
“O deputado federal Sérgio Souza foi decisivo na destinação de recursos a fim de viabilizar a construção da escola municipal no Jardim Aeroporto – além de não medir esforços ao manter contato constante com o FNDE. Por isso, agradeço ao parlamentar pelo empenho e comprometimento com o município e ao Governo Federal pelo investimento na educação dos jovens de Ivaiporã”, declarou o prefeito Carlos Gil.
De acordo com o prefeito o terreno é suficiente para construir a escola municipal e a garagem da Secretaria Municipal de Educação – dependendo dos recursos no início de 2023. “Trabalhamos por melhores estruturas para professores, funcionários e alunos, e investimos em apostilas, uniformes e reconhecemos quem contribuiu com o conhecimento. Por isso, à escola municipal será atribuído o nome do professor Roberto Gallo, pai do vice-prefeito Marcelo Reis, e pioneiro na educação do município”, anunciou Carlos Gil. A atribuição do nome passará pela aprovação da Câmara de Vereadores.
A obra foi anunciada na presença do vice-prefeito Marcelo Reis, secretária municipal de Educação, Daiane Soares, diretores dos departamentos municipais e dos vereadores Gertrudes Bernardy e Emerson Bertotti.
Padrão
O projeto da escola municipal seguirá o padrão estabelecido pelo Ministério da Educação e incluirá setores administrativo, serviço e pedagógico, 13 salas de aula com dimensões iguais e capacidade para 35 alunos, 3 salas multiuso, sala de recursos multifuncionais, biblioteca, sanitários, setor de higiene, pátio coberto, refeitório, pátio aberto com parquinho e quadra coberta. Além disso, baseia-se nas necessidades de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos e nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
Integram os critérios do projeto a facilidade de acesso entre os blocos, bicicletários no interior do terreno para incentivar o transporte não motorizado, captação e reuso de água da chuva, torneiras automáticas de pressão, válvulas de descarga com duplo acionamento, fachadas verdes com jardim vertical, pisos permeáveis, previsão de placas de energia fotovoltaica, restrição de acesso de pessoas não autorizadas à cozinha, lavanderia, castelo d’água, central de gás, luz e telefonia.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã intensifica programa Cidade Limpa para prevenir casos de Aedes aegypti
Prefeitura de Ivaiporã intensifica programa Cidade Limpa e pede apoio da população