Sábado, 03 de dezembro de 2022
Última Modificação: 03/12/2022 17:35:57 | Visualizada 324 vezes
O objetivo foi debater a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19
Ouvir matéria
Após a realização das pré-conferencias, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizou a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na quarta-feira, dia 30 de novembro, no Centro da Juventude, em parceria com a Prefeitura de Ivaiporã, por meio do Departamento de Assistência Social.
O objetivo foi debater a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparar e garantir políticas de proteção integral com respeito à diversidade. O tema foi abordado pela assistente social Camila Franciscato.
Foram convidados a presidente do Conselho Municipal Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Daiane Soares; representantes de adolescentes, Anny Caroline Oliveira e Maria Rita Santana; presidente da Câmara de Vereadores, Gertrudes Bernardy; diretora do Departamento de Assistência Social, Flávia Kuss; promotor de Justiça, Egídio Klauck; e o presidente do Conselho Tutelar, Edicarlo Faria.
5 Eixos
Em discussão estiveram: Eixo I: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia; Eixo II: Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia do Covid 19; Eixo III: Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos, durante e pós-pandemia; Eixo IV: Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico; e Eixo V: Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes durante e pós-pandemia de Covid-19.
Flávia Kuss explicou que as políticas públicas são voltadas à educação, saúde, assistência social, esporte e lazer para crianças e adolescentes a serem executadas pelo poder público com apoio de instituições que integram o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Sobre as propostas de políticas públicas Gertrudes Bernardy defendeu que é necessário ser muito bem elaboradas. “Espero que as sugestões dadas em Ivaiporã sejam discutidas nas Conferências Estadual e Nacional para que sejam executadas no município”, desejou a presidente da Câmara de Vereadores.
O trabalho desenvolvido em Ivaiporã em prol do núcleo familiar foi citado pelo promotor de Justiça, Egídio Klauck, que elogiou a dedicação do Conselho Tutelar, Departamento de Assistência Social e da Rede de Proteção em defesa da criança e do adolescente. “Sou muito abençoado na Comarca de Ivaiporã, que atende 5 municípios, porque há uma rede de proteção atuante, e muito grato por haver pessoas e equipes tão bem estruturadas”, garantiu o promotor.
Em seguida, a presidente do CMDCA, Daiane Soares fez um balanço do trabalho desenvolvido e realizou a abertura da 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que foi seguida pela leitura do regimento interno feito por Samantha Dorabiato de Matos, e pelas indicações de conselheiros representantes governamentais e não-governamentais:
Governamentais
Departamento de assistência social
Maicon Aparecido dos Santos
Hellenn Silvestre Costa
Departamento de educação
Danieli Santos Beretello
Denikid Araújo Albino
Departamento de saúde
Maurielen D. dos S. Maciel
Suelen Santoro
Departamento de cultura
Luciane Baggio Cardoso
Jose Bartumanovicz Junior
Departamento de esportes e lazer
Marcelo Kloster
João Pedro T. N. Pereira
Departamento de administração
Alessandro Alves de Carvalho
Ana Beatriz Stilli de A. Oliveira
Não-governamentais
Entidade de atendimento a criança com registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Representante da Apae
Fabiana Regina Schimitdt
Érica Renata Gusmão Ferreira
Entidade Bom Jesus
Joice Mara Gonçalves de Oliveira
Fagner Sene Rodrigues
Associação de Bairros
Jair Antônio Burato
Claudelir Ribeiro de Godoy
Representante de serviços/projetos na área
Projeto Inclusão Digital Colégio Mater
Paula Neves da Silva
Cássia Almeida dos Santos
Projeto aprendizagem – Sesc Senac
Mislene da Silva Araújo Montoro
Fábio Luís Pereira da Silva
Representante SESI
Adelita Dias Barreto
Daniele Araújo Costa
Representante de adolescentes
Maycon Lima
Maria Rita Cardoso Santana
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã intensifica programa Cidade Limpa para prevenir casos de Aedes aegypti
Prefeito de Ivaiporã convoca coletiva de imprensa e fala sobre medidas contra a dengue
Prefeitura de Ivaiporã arrecada 13.290 kg de alimentos e ração no show da Ana Castela