Segunda-feira, 12 de dezembro de 2022
Última Modificação: 25/05/2023 11:34:44 | Visualizada 271 vezes
Em 2023, as ações serão retomadas com alunos da rede municipal de ensino
Ouvir matéria
Nesta segunda-feira, dia 12 de dezembro, a Prefeitura de Ivaiporã concluiu o Programa de Formação Super Agente de Combate à Dengue, no Centro Cultural Olívia Hauptmann, onde foi realiza a formatura 300 crianças e adolescentes que são atendidas nos projetos sociais Renascer, Casa de Vivência e Centro da Juventude.
O Programa de Formação Super Agente de Combate à Dengue foi lançado pela Prefeitura, em setembro de 2022, por intermédio dos Departamentos de Saúde e de Assistência Social, e transformado na Lei 3.689 de 16 de maio de 2022, por indicação da vereadora Gertrudes Bernardy, visando formar 300 crianças e adolescentes para que possam orientar os familiares, amigos e vizinhos a combater o mosquito Aedes aegypti, que causa dengue, zika e chikungunya.
Entre setembro e dezembro, as crianças e adolescentes foram orientados em relação à identificação e eliminação dos focos, e quanto aos sintomas de dengue, zika e chikungunya; fizeram vistorias acompanhados dos agentes da Vigilância Sanitária – devidamente uniformizados com colete, cartão de identificação, caneta e adesivo (aprovado e reprovado), que foi colado na residência conforme o resultado da vistoria; fizeram coleta de recicláveis; produziram objetos decorativos com materiais recicláveis; e montaram a Exposição de Materiais Recicláveis.
O Programa de Formação Super Agente de Combate à Dengue foi concluído com a formatura do Super Agente; premiação do 1º ao 5º lugar dos 3 projetos sociais na categoria Melhor Trabalho Individual; melhor sugestão do nome do mascote (Aedes aegypti); e projeto social que apresentou as melhores atividades coletivas.
A ação está relacionada principalmente ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3: Saúde e Bem-Estar. Especificamente meta 3.3: Até 2030, acabar com as epidemias de doenças transmissíveis, combater as hepatites, doenças transmitidas pela água e outras doenças transmissíveis.
Premiação
Trabalho Trabalho Individual
1º lugar – Centro da Juventude
Anny Caroline Correoa de Oliveira
Monitora: Viviane Hort
2º lugar – Casa de Vivência
Ludimila de Freitas
Monitora: Gabriela Hessamann
3º lugar – Centro da Juventude
Jamile Vitória de Morais da Silva
Monitora: Viviane Hort
4º lugar – Casa de Vivência
Fernando Oliveira Sales
Monitora: Viviane Sales
5º lugar – Renascer
Matheus Aparecido Oliveira Pedroso
Monitora: Simone Chotti
Projetos sociais que apresentaram as melhores atividades coletivas
1º lugar – Centro da Juventude
2º lugar – Casa de Vivência
3º lugar – Renascer
Quanto ao mascote da dengue passou a chamar-se Denguinho. O nome foi sugerido por Aiko Gabriel Oliveira Inazawa, que frenquenta o projeto Renascer.
A solenidade de formatura contou com a presença do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Emanuel Altomani, diretora do Departamento de Assistência Social, Flávia Kuss, diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Pantaleão, e da presidente da Câmara de Vereadores, Gertrudes Bernardy.
Emanuel Altomani parabenizou as responsáveis pelo Programa de Formação Super Agente de Combate à Dengue – Cristiane Pantaleão e Flávia Kuss, por entender que as ações de combate à dengue são referências para outros municípios, e as crianças pelo envolvimento e interesse em colaborar com a eliminação do mosquito Aedes aegypti.
Em seguida, Flávia Kuss comentou os bastidores dos projetos sociais, considerou as 300 crianças e adolescentes vencedores e agradeceu aos agentes de saúde pela colaboração.
“Confesso que estou muito feliz por concretizar mais um projeto aprovado pela Câmara de Vereadores. Em 2023, as ações serão retomadas com alunos da rede municipal de ensino”, avisou a presidente Gertrudes Bernardy, que ficou encantada com a Exposição de Materiais Recicláveis. “São verdadeiras obras de arte. Inclusive a população está convidada a visitar no piso superior do Centro Cultural Olívia Hauptmann”, avisou Gertrudes Bernardy.
Cristiane Pantaleão agradeceu aos agentes de endemia e monitores dos projetos sociais, e disse que o objetivo é realizar 2 formaturas do Super Agente de Combate à Dengue, em 2023, para envolver o maior número de crianças e adolescentes no combate à dengue.
“A parceria com a diretora do Departamento de Assistência Social, Flávia Kuss, e com vereadora Gertrudes Bernardy deu certo. Flávia Kuss é muito solícita e Gertrudes Bernardy é muito criativa – além de gostar de inovação. E, como gestora de saúde, tenho a obrigação de por em prática ações que beneficiem a população. Qual é o resultado? Ivaiporã unida contra dengue”, concluiu Cristiane Pantaleão.
Fotos: Lúcia Lima e Júnio Koieio
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Polícia Militar e Prefeitura de Ivaiporã formam 313 alunos da rede municipal no Proerd
Prefeitura de Ivaiporã conclui obras de recape em 6 ruas do Jardim Nova Porã