Quinta-feira, 09 de fevereiro de 2023
Última Modificação: 08/02/2023 17:54:15 | Visualizada 238 vezes
No dia 1º de março, às 08h00, será realizada a 13ª Conferência Municipal de Saúde, no Centro Cultural Olívia Hauptmann.
Ouvir matéria
As 3 reuniões referentes à Saúde Pública de Ivaiporã, que foram realizadas no distrito do Jacutinga, Unidade Básica de Saúde da Vila Monte Castelo e no Centro da Melhor Idade foram consideradas um sucesso pela diretora do Departamento de Saúde da Prefeitura de Ivaiporã, Cristiane Pantaleão.
Após explicar como funciona o Sistema Único de Saúde (SUS) as equipes montaram grupos que discutiram 4 eixos envolvendo abordagens sobre Atenção Básica à Saúde, assistência farmacêutica, saúde bucal, aplicativo de agendamento, doenças sexualmente transmissíveis, urgência e emergência, classificação de risco nas Unidades Básicas de Saúde e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), consultas, exames, Ambulatório Médico de Especialidades (AME), contratos com os hospitais do município, internamento clínico e gestantes, atendimento em hospitais fora do município, teleatendimento, saúde mental, materno infantil, idoso, doenças crônicas e autismo – por exemplo.
Autismo
“Estou muito feliz com a participação da população usuária do SUS, porque surgiram propostas fáceis de serem executadas nos próximos 4 anos. Fiquei surpresa, por exemplo, com a necessidade de envolvimento entre as áreas da Saúde, Social e da Educação voltadas ao autista. Por isso, estão previstos projetos que irão passar a atender o autista”, informou Cristiane Pantaleão.
As reuniões também serviram para reforçar a organização da assistência farmacêutica, visando facilitar o acesso aos medicamentos para aqueles que vivem na área rural; agendas de consultas nas Unidades Básicas de Saúde; planejamento do transporte; e atendimentos na UPA 24h – por exemplo. “As sugestões dadas pela população foram muito interessante, porque nos ajudam a melhorar o processo de trabalho. Além disso, o contato entre os profissionais de saúde e a população colaborou com a identificação de algumas problemáticas”, contou a diretora.
Nesta quarta-feira, dia 8 de fevereiro, houve um encontro entre prestadores e profissionais de saúde na Fatec (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí) para analisar as propostas de melhorias sugeridas pela população. Foram apresentadas 4 temáticas: Atenção Básica, Urgência e Emergência, Média Complexidade e Controle Social e Participação da Comunidade
E, no dia 1º de março, às 08h00, será realizada a 13ª Conferência Municipal de Saúde, no Centro Cultural Olívia Hauptmann, onde serão validadas as propostas apresentadas nas 3 reuniões.
Criação do SUS
Antes da criação do SUS, as políticas eram mais voltadas à recuperação e não à prevenção de doenças. Para quem trabalhava formalmente existia o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps), enquanto a outra parte da população não tinha garantia alguma.
O SUS foi definido na 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, com o debate de 3 temas: A Saúde Como Dever do Estado e Direito do Cidadão; Reformulação do Sistema Nacional de Saúde; e o Financiamento Setorial – durante 5 dias, 4 mil participantes e 135 grupos de trabalho. “Por isso, o debate entre profissionais e a população é fundamental para traçar metas e melhorar os atendimentos na saúde pública de Ivaiporã”, comparou Cristiane Pantaleão.
A 3ª reunião contou com a participação do Conselho Municipal de Saúde e dos vereadores José Maurino Carniato e Josane Disner Teixeira.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã intensifica programa Cidade Limpa para prevenir casos de Aedes aegypti
Prefeito de Ivaiporã convoca coletiva de imprensa e fala sobre medidas contra a dengue
Deputado Arilson Chiorato viabiliza R$1 milhão para investir na Saúde de Ivaiporã