Terça-feira, 30 de maio de 2023
Última Modificação: 30/05/2023 13:37:15 | Visualizada 1141 vezes
Para combater o mosquito da dengue e auxiliar os esforços dos agentes de endemias em Ivaiporã, a população deve eliminar possíveis criadouros
Ouvir matéria
O município de Ivaiporã enfrenta um alerta preocupante em relação aos casos de dengue. São 120 casos positivos registrados. Em resposta à situação os agentes de endemias concentram esforços na remoção e eliminação de criadouros, bem como no uso de praguicida focal.
Além disso, os agentes de endemias orientam a população nas áreas mais afetadas explicando como evitar a proliferação e reprodução dos ovos e larvas do mosquito. É importante destacar que o mosquito Aedes aegypti tem preferência por depositar ovos em recipientes com água limpa e parada.
Após a remoção completa dos criadouros, eliminando os possíveis focos, os agentes de endemias aplicam inseticida para extinguir os mosquitos adultos que estão circulando. O objetivo é eliminar os mosquitos adultos infectados com o vírus da dengue em áreas demarcadas, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
Para reforçar o combate ao mosquito os agentes de endemias reúnem-se com lideranças de bairros e moradores com o objetivo que as orientações sejam repassadas.
Atenção, população!
Para combater o mosquito da dengue e auxiliar os esforços dos agentes de endemias em Ivaiporã, a população deve verificar regularmente o entorno da casa; eliminar possíveis criadouros que possam acumular água parada, como pneus, latas, garrafas, potes, pratos de plantas e bromélias; adicionar produtos larvicidas recomendados pelo Ministério da Saúde para evitar a reprodução dos mosquitos; manter caixas d'água e piscinas devidamente tratadas; proteger-se contra as picadas com repelentes adequados – principalmente ao amanhecer e ao entardecer; usar roupas de manga comprida, calças e meias em áreas de grande infestação; manter limpos terrenos e quintais removendo folhas, galhos e entulhos.
Além das medidas preventivas a população precisa informar-se sobre a dengue: sinais e sintomas como febre alta, dores no corpo, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele e fadiga. Caso apresente estes sintomas, busque imediatamente atendimento médico para o diagnóstico e tratamento adequado.
A colaboração da população é fundamental para complementar os esforços dos agentes de endemias no combate à dengue. Ao adotar estas medidas de prevenção, é possível reduzir significativamente a proliferação do mosquito Aedes aegypti e consequentemente os casos de dengue em Ivaiporã.
A ação dos agentes de endemias no combate à dengue em Ivaiporã contribui para o cumprimento de 4 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS 3 - Saúde e Bem-Estar, ODS 6 - Água Potável e Saneamento, ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã intensifica programa Cidade Limpa para prevenir casos de Aedes aegypti
Prefeito de Ivaiporã convoca coletiva de imprensa e fala sobre medidas contra a dengue
Deputado Arilson Chiorato viabiliza R$1 milhão para investir na Saúde de Ivaiporã