Quinta-feira, 22 de junho de 2023
Última Modificação: 22/06/2023 19:53:14 | Visualizada 1162 vezes
O trabalho conjunto entre a Escola de Gestão Pública, TCE e a Prefeitura de Ivaiporã demonstra o comprometimento com a transparência
Ouvir matéria
Na terça-feira, dia 27 de junho, a Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) realizará 8 oficinas de avaliação de políticas públicas no Campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM) em Ivaiporã.
A capacitação faz parte do Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo (ProGov) e abrange as áreas de Educação, Saúde, Assistência Social, Administração Financeira, Previdência Social e Transparência. Para fazer parte da capacitação foram convidadas as 26 Prefeituras que integram a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi).
40 participantes por sala
As oficinas serão realizadas das 08h30 às 12h00 e das 13h30 às 17h00 – cada uma podendo receber até 40 participantes. As inscrições estão abertas no portal da Escola de Gestão Pública do TCE-PR e são individualizadas por tema. Vale ressaltar que a participação é gratuita.
Dentre os temas abordados, destacam-se 2 oficinas sobre Educação, que tratarão do acesso e permanência escolar e das práticas pedagógicas – pela manhã, e sobre transporte e merenda escolar e práticas pedagógicas – período da tarde. Além disso, serão realizadas oficinas sobre promoção da Saúde e assistência farmacêutica, coordenação do cuidado e territorialização na área da saúde.
Outras áreas contempladas serão Administração Financeira, Assistência Social, Previdência Social e Transparência. A oficina de Administração Financeira abordará temas como processos orçamentários, cobranças tributárias, dívida ativa e passivos. A oficina de Assistência Social tratará do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), vigilância socioassistencial e articulação intersetorial. A oficina de Previdência Social abordará a estruturação e atualização do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), gestão de ativos e avaliações atuariais. Por fim, a oficina de Transparência irá discutir temas como transparência ativa, serviços de informação ao cidadão e ouvidorias.
As oficinas têm como objetivo apresentar os resultados obtidos na Nova Prestação de Contas Anual (PCA) de 2022 e debater melhorias que possam ser implementadas este ano. Os dados foram obtidos por meio de questionários aplicados pelo TCE-PR entre agosto e setembro de 2022, proporcionando um diagnóstico da situação dos municípios paranaenses nas áreas pesquisadas, com atribuição de notas.
Essa inovação técnica e conceitual favorecerá não apenas a gestão, mas também o controle legislativo e social do gasto público. O diagnóstico individualizado por município será utilizado na análise das PCAs dos prefeitos referentes ao ano de 2022 e constará dos pareceres prévios que serão encaminhados pelo TCE-PR às câmaras de vereadores responsáveis por julgar as contas do chefe do Poder Executivo Municipal.
As oficinas são de suma importância para fortalecer a governança pública, proporcionando uma visão abrangente das políticas municipais e auxiliando na tomada de decisões estratégicas. Além disso, a agregação dos dados de políticas públicas ao Parecer Prévio contribui para o controle legislativo e social do gasto público, assegurando a transparência e o efetivo uso dos recursos.
O trabalho conjunto entre a Escola de Gestão Pública, TCE e a Prefeitura de Ivaiporã demonstra o comprometimento com a transparência, a eficiência e a melhoria contínua da administração pública. “Por isso, a participação ativa e engajada dos gestores e servidores municipais é essencial para o sucesso das oficinas e para o fortalecimento da gestão pública como um todo”, afirmou o prefeito Carlos Gil.
Fonte: Prefeitura de Ivaiporã
Esporte, saúde e premiações marcam o 2º Festival de Outono no Parque Jardim Botânico
Ivaiporã está representada no Paraná Mais Cidades 2025 em Foz do Iguaçu
Ivaiporã está representada no Paraná Mais Cidades 2025 em Foz do Iguaçu