Sábado, 01 de julho de 2023
Última Modificação: 05/07/2023 19:16:28 | Visualizada 990 vezes
CAFI tem data marcada para ser inaugurada: 28 de julho, quando se comemora do Dia do Agricultor.
Ouvir matéria
Ivaiporã está prestes a dar um importante passo em direção ao fortalecimento da agricultura com a tão aguardada Central da Agricultura Familiar de Ivaiporã (CAFI), que tem data marcada para ser inaugurada: 28 de julho, quando se comemora do Dia do Agricultor.
Localizada na Rodovia Celso Fumio Makita (acesso secundário), que está em obras com o processo de duplicação, a CAFI tem como objetivo proporcionar uma infraestrutura adequada para os agricultores fornecerem produtos e impulsionarem o setor agrícola na região.
Com visão estratégica e compromisso com o desenvolvimento sustentável da cidade, a dupla de líderes municipais – prefeito Carlos Gil e o vice-prefeito Marcelo Reis não mediu esforços para viabilizar a estruturação da CAFI numa área de 7.490m² com 1.600m² de área construída. A obra chegou a 90% da execução e custa aos cofres municipais o valor de R$979.224,18.
Hortifrutigranjeiros
A CAFI irá proporcionar uma estrutura adequada para que os produtores rurais possam vender os produtos hortifrutigranjeiros diretamente às redes de supermercados, restaurantes, frutarias, quitandas, entre outros, eliminando intermediários e garantindo preços mais justos tanto para os produtores quanto para os compradores.
Além disso, a CAFI terá espaços para capacitação e treinamento dos agricultores, promovendo a troca de conhecimentos e estimulando a adoção de práticas agrícolas mais sustentáveis e produtivas. Desta forma, a expectativa é de que a produção agrícola seja impulsionada, gerando mais empregos e renda.
Convicção
O prefeito Carlos Gil, que também é produtor, expressou satisfação com a execução da obra: “A Central da Agricultura Familiar de Ivaiporã é fruto de muito trabalho e dedicação, e tenho a convicção de que será um importante impulso para o desenvolvimento do município. Estamos comprometidos em fortalecer a agricultura familiar, porque o objetivo é que o produtor receba mais pelo produto e que a rede revendedora pague menos sem os atravessadores”, explicou Carlos Gil, que acompanhou os trabalhos com o secretário de Obras, Bruno Montoro.
A CAFI poderá receber produtos de outros municípios da região. Por isso, a participação dos agricultores no processo de implantação será muito importante. “Os agricultores familiares são o pilar desta obra. Juntos, estamos construindo um futuro promissor para Ivaiporã, onde a agricultura familiar terá o apoio e reconhecimento que merece”, defendeu o secretário de Agricultura, Carlos Oliveira.
Cozinha industrial
Haverá espaços de armazenamento refrigerado, facilitando a conservação dos alimentos e mantendo a qualidade, e cozinha industrial para produção de alimentos. A intenção é incentivar a adoção de práticas sustentáveis, uso de tecnologias modernas, aumento da renda e a melhoria na qualidade de vida.
A Central da Agricultura Familiar contribui para o cumprimento de 5 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: ODS 1 - Erradicação da Pobreza; ODS 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis; e ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Lúcia Lima
Ivaiporã conquista Selo Diamante de Transparência Pública da Atricon
23 veículos e maquinários serão leiloados pela Prefeitura de Ivaiporã dia 10 de dezembro
Prefeitura de Ivaiporã realizará leilão de 6 terrenos em Furnas e 1 no Jardim Luiz XV