Segunda-feira, 03 de julho de 2023
Última Modificação: 05/07/2023 19:16:02 | Visualizada 1246 vezes
O objetivo é garantir uma cidade mais justa, inclusiva e com qualidade de vida para os habitantes.
Ouvir matéria
A Prefeitura de Ivaiporã apresentou uma série de ações feitas pela administração municipal e ligadas às Propostas 2030 do Codesi (Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Ivaiporã) nos setores Econômico, Social e Ambiental. A maior parte das propostas foi concluída pela gestão Carlos Gil e Marcelo Reis 7 anos antes do prazo indicado.
Durante 3h30, o prefeito Carlos Gil deu conhecimento das ações aos membros do Codesi, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Ivaiporã (Acisi), Afonso Frederico, presidente da Câmara de Vereadores, Edivaldo Aparecido Montanheri (Sabão), empresários e aos representantes de instituições público-privadas.
Setor Econômico
No setor Econômico, o prefeito Carlos Gil mostrou as leis de desenvolvimento industrial do município, que possui terrenos disponíveis nos Parques Industriais I e II para empresas interessadas em investir – além e explicar a criação da Lei Municipal de Inovação e informar que será criado o Fundo Municipal de Inovação, que terá início após a inauguração da Incubadora Tecnológica.
Os incentivos para microempreendedores individuais (MEIs), como cursos gratuitos, microcrédito e orientações para compras públicas, e incentivo às pequenas agroindústrias para adotar o Selo de Inspeção Municipal (SIM) e garantir a legalização dos produtos, permitindo que possam vendam produtos em 34 municípios do Consórcio Cid Centro, também compuseram os tópicos do setores Econômico.
Divulgação das potencialidades econômicas; opções de cursos técnicos e superiores, abrangendo áreas como Saúde, Agronegócio, Engenharia e Administração; investimentos em infraestrutura, com a melhoria das vias de acesso; ampliação da rede de abastecimento de água e esgotamento sanitário; e modernização do sistema de iluminação pública. Estas ações visam atrair investimentos e melhorar as condições para o desenvolvimento econômico da cidade.
Setor Social
No setor social, o prefeito Carlos Gil mostrou as melhorias nas áreas de Assistência Social, Educação, Saúde e Inclusão Social, que atendem às demandas da população. Projetos como a Casa de Vivência, o Centro da Juventude e o Renascer oferecem atividades para crianças, adolescentes, adultos e idosos, atendendo às diferentes faixas etárias da população.
No âmbito educacional, o prefeito Carlos Gil falou sobre a construção de uma escola municipal integral no Jardim Aeroporto, com capacidade para 455 alunos do pré-escolar ao 5º ano do ensino fundamental. A escola será o 1º estabelecimento municipal 100% integral de Ivaiporã e contará com 13 salas.
Além disso, estão previstas ampliações e melhorias na infraestrutura da Secretaria de Assistência Social.
No que diz respeito ao incentivo às vagas de emprego criadas, o prefeito Carlos Gil mostrou a evolução das gestões municipais:
1º lugar Carlos Gil: +856 (01/2021 a 04/2023)
2º lugar Cyro Fernandes Corrêa Junior: +717
3º lugar Carlos Gil: +592 (1ª gestão)
4º lugar Célio Pereira: +449
5º lugar Miguel Amaral: +139
O objetivo é garantir uma cidade mais justa, inclusiva e com qualidade de vida para os habitantes.
Setor Ambiental
O prefeito Carlos Gil anunciou uma série de medidas que promovem a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável do município. Dentre as ações apresentadas, destaca-se a recuperação das nascentes nas Bacias dos Rios Pindaúva e Pindauvinha; arborização urbana em avenidas, praças, jardins e escolas municipais, o que levou Ivaiporã a ser declarada uma das Cidades Árvore do Mundo pela Arbor Day Foundation e FAO/ONU.
A implementação de sistema de compostagem, saneamento básico, preservação das 2 Unidades de Conservação – Parque Natural Municipal Mata do Placídio e a Estação Ecológica Faian, que somam 92 hectares de áreas protegidas.
A separação do lixo e a educação ambiental também são prioridades. Foram distribuídos 10.000 panfletos nas residências e realizados trabalhos contínuos de conscientização ambiental com a sociedade e o sistema educacional do município. Além disso, a gestão Carlos Gil está implantando a Usina Fotovoltaica no IBC, que visa contribuir para a redução da taxa de iluminação pública.
Outro aspecto importante é a parceria com associações de catadores de materiais recicláveis, fortalecendo a coleta seletiva e promovendo a inclusão social dos trabalhadores.
2030 é 2023
O presidente da Acisi, Afonso Frederico, e o presidente do Codesi, Mauro Merigue, parabenizaram a gestão Carlos Gil e Marcelo Reis pelas obras e projetos realizados, entre 2021 e 2023 – especialmente pela visão de futuro e comprometimento com o município.
“O que havíamos proposto para 2030 está sendo feito em 2023. Quando se tem um prefeito atuante – como Carlos Gil, o Codesi fica um pouco acanhado, porque a maior parte das propostas foi feita ou está em execução. Ivaiporã está no caminho certo em todas as áreas! A educação tem crescido muito. A saúde tem melhorado bastante. E, em breve, teremos o Ambulatório Médico de Especialidades, a Delegacia Cidadã e o Parque de Exposições”, exemplificou Mauro Merigue.
“As nossas medidas têm como objetivo transformar Ivaiporã em um exemplo de cidade sustentável – alinhando o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente. Por meio de parcerias, investimentos e conscientização da população espera-se alcançar um futuro mais verde e equilibrado para o município”, afirmou Carlos Gil.
O Caderno de Propostas 2030 do Codesi e a apresentação do prefeito Carlos Gil estão em ANEXO.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Lúcia Lima
Esporte, saúde e premiações marcam o 2º Festival de Outono no Parque Jardim Botânico
Ivaiporã está representada no Paraná Mais Cidades 2025 em Foz do Iguaçu
Ivaiporã está representada no Paraná Mais Cidades 2025 em Foz do Iguaçu