Segunda-feira, 10 de julho de 2023
Última Modificação: 10/07/2023 09:11:31 | Visualizada 465 vezes
Foram estruturados 5 eixos para facilitar os debates: financiamento, controle social, serviços, benefícios e transferência de renda
Ouvir matéria
O Conselho Municipal de Assistência Social de Ivaiporã realizou a XIV Conferência Municipal de Assistência Social, na quarta-feira, dia 5 de julho, no Centro da Juventude, com apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Assistência Social, quando foi debatido o tema Assistência Social: Reconstrução do SUAS – SUAS que temos e o SUAS que queremos.
Os principais objetivos da conferência foram avaliar a política de Assistência Social e definir diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
A mesa de honra foi composta pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Érica Ortiz; secretárias municipais de Administração e de Assistência Social, Cristina Marezi e Silvana Pessutti; presidente da Câmara de Vereadores, Edivaldo Montanheri (Sabão); vereadora Gertrudes Bernardy; representantes de usuários e trabalhadores da política de Assistência Social, Jaciane Silva Souza e Jessica Anali da Silva; e pela representante de entidades socioassistenciais, Edna Regina de Melo.
Diretrizes
Silvana Pessutti afirmou que a Secretaria Municipal de Assistência Social está comprometida em promover uma reconstrução efetiva do SUAS, buscando melhorias que atendam às necessidades dos cidadãos. “A XIV Conferência Municipal é uma oportunidade valiosa para a troca de ideias e a definição de diretrizes importantes”, declarou Silvana Pessutti.
A participação democrática e a discussão sobre políticas públicas foram citadas por Edivaldo Montanheri. “Estamos empenhados em apoiar as iniciativas voltadas para a assistência social no município”, afirmou o presidente da Câmara de Vereadores.
Como presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Érica Ortiz afirmou ser uma honra estar envolvida na XIV Conferência Municipal. “Estamos empenhados em fortalecer o SUAS e garantir que atenda às necessidades da população do município”, informou Érica Ortiz.
Público-alvo
Foram convidados gestores públicos, usuários da assistência social, profissionais, trabalhadores do SUAS, entidades socioassistenciais, representantes de órgãos públicos, autoridades do poder legislativo e executivo, do sistema de justiça, organizações civis e comunitárias.
A XIV Conferência Municipal de Assistência Social foi estruturada em cinco eixos para facilitar os debates: financiamento, controle social, serviços, benefícios e transferência de renda. Após a leitura do regimento, a assistente social Camila Franciscato abordou o tema Reconstrução do SUAS – SUAS que temos e o SUAS que queremos". Em seguida, foram formados grupos para debater propostas relacionadas aos 5 eixos, visando a definição de 10 propostas prioritárias para o município, 5 para o Estado e 5 para o Governo Federal.
A XIV Conferência Municipal de Assistência Social foi encerrada com a eleição das delegadas Silvana Pessutti (titular) e Hellenn Costa (suplente), que representarão o município na Conferência Estadual da Assistência Social, e com a formação do Conselho Municipal de Assistência Social. A eleição das delegadas foi um momento importante para garantir a representatividade do município nas discussões estaduais.
Além disso, foi ressaltada a importância do Conselho Municipal de Assistência Social – órgão que desempenha um papel fundamental na garantia da participação social e no acompanhamento das políticas públicas voltadas para a Assistência Social no município.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Lúcia Lima
Polícia Militar e Prefeitura de Ivaiporã formam 313 alunos da rede municipal no Proerd
Prefeitura de Ivaiporã conclui obras de recape em 6 ruas do Jardim Nova Porã