Segunda-feira, 30 de outubro de 2023
Última Modificação: 29/10/2023 19:10:08 | Visualizada 107 vezes
Carlos Gil disse que o Plano Municipal de ICMS Ecológico permite ter uma grande noção das áreas verdes do município.
Ouvir matéria
O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, recebeu o Plano Municipal de ICMS Ecológico elaborado pelo engenheiro florestal da empresa Nativa do Brasil, Marcelo Lubas.
Trata-se dos resultados de mapeamentos que fazem parte da Retificação de Bordas em Áreas de Preservação Permanente (APP) e a definição de Zoneamentos em Uso e Ocupação do Solo (Rebapp) – ambos com foco na implantação de indicadores ambientais que proporcionarão melhor gerenciamento das áreas verdes, e das áreas verdes protegidas, e também de outros aspectos relacionados ao ICMS Ecológico.
Marcelo Lubas e Carlos Gil estavam acompanhados da tecnóloga em gestão financeira da empresa Nativa do Brasil, Leila Anunciação Lubas, e da secretária municipal de Meio Ambiente, Denise Kusminski.
Potencial
“O município passar a ter de forma documental o potencial das matas nativas que podem ser inseridas no ICMS Ecológico, e a melhoria dos coeficientes das áreas que estão cadastradas. O município de Ivaiporã tem 15% do território com matas nativas preservadas. Trata-se de uma área bastante significativa, o que pode ser transformada em área de preservação. As principais áreas se concentram na região Leste – próxima ao Rio Ivaí”, informou Marcelo Lubas.
Carlos Gil disse que o Plano Municipal de ICMS Ecológico permite ter uma grande noção das áreas verdes do município. “O documento mostra também que o município tem 11 microbacias, onde há 247 nascentes, e o resultado era esperado porque o Estado do Paraná tem bastante mata nativa”, comentou o prefeito Carlos Gil.
Fonte: Lúcia Lima - assessoria de imprensa
Ivaiporã conquista Selo Diamante de Transparência Pública da Atricon
23 veículos e maquinários serão leiloados pela Prefeitura de Ivaiporã dia 10 de dezembro
Prefeitura de Ivaiporã realizará leilão de 6 terrenos em Furnas e 1 no Jardim Luiz XV