Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Aedes aegypti

Combate à dengue em Ivaiporã é reforçado com 3 veículos equipados com fumacê

Terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Última Modificação: 23/01/2024 18:17:15 | Visualizada 850 vezes

Os veículos são utilizados entre 06h00 e 09h00, e das 17h00 às 19h30


Ouvir matéria

A elevada incidência de casos de dengue no Vale do Ivaí levou a Secretaria de Estado da Saúde a intensificar as medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti. Ivaiporã não escapa a essa realidade e enfrenta uma situação epidêmica, registrando 949 casos confirmados de agosto de 2023 a janeiro de 2024 – além de 61 casos suspeitos.

Com o objetivo de reforçar as ações de combate à dengue no município, a Secretaria de Estado da Saúde enviou 3 veículos equipados com fumacê. Os veículos são utilizados entre 06h00 e 09h00, e das 17h00 às 19h30 para realizar 3 a 5 ciclos de pulverização com o inseticida Cielo em áreas estratégicas, como Vila Santa Maria, Terminal Rodoviário, Sapecadão, Vila de Furnas, Belo Horizonte, Guanabara, Unidade Polo, Casagrande, Vila Nova Porã, Jardim Ouro Preto, Vila João XXIII, Cemitério Municipal e na área central – incluindo a Prefeitura. A aplicação do inseticida Cielo ocorre a cada 3 a 5 dias para completar o ciclo.

Entretanto, as equipes estaduais estão sujeitas às condições climáticas para finalizar o ciclo de aplicação, uma vez que o inseticida não pode ser utilizado em caso de vento ou chuva.

 

Portas e janelas

Durante uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde, a coordenadora geral da Saúde, Janaina Barbosa, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nilza Fernandes, e a coordenadora de endemias da Vigilância Epidemiológica, Ana Soares, enfatizaram a importância de a população abrir portas e janelas quando os veículos estiverem passando nas ruas.

As equipes de saúde explicaram aos agentes de endemia como deve ser feito o trabalho de orientação voltado à população e destacaram que é crucial eliminar recipientes com água parada para que o combate à dengue seja eficaz com o reforço do inseticida Cielo. Os agentes de endemia trabalham diariamente fazendo mutirão de combate à dengue.

Para proteger as abelhas da pulverização, os produtores devem cobrir ou mover as caixas para um ambiente seguro, não afetado pelo inseticida Cielo.

E, para reforçar o combate à dengue, as equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos recolhem lixo e entulhos nos bairros e vilas – executando o programa Ivaiporã Cidade Limpa.

Fonte: Lúcia Lima - assessoria de imprensa

 Veja Também