Sexta-feira, 08 de março de 2024
Última Modificação: 08/03/2024 23:51:57 | Visualizada 556 vezes
Durante o evento, foram debatidos temas relevantes para a mulher moderna, tais como a Sexualidade Feminina, Mulher Moderna e as Leis de Proteção À Mulher.
Ouvir matéria
A Prefeitura de Ivaiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promoveu uma comemoração especial em honra ao Dia Internacional da Mulher, realizada no Centro Cultural Olívia Hauptmann, nesta sexta-feira, dia 8 de março, oferecendo conteúdo artístico, cultural e debates pertinentes à realidade feminina.
Entre os convidados estiveram o prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, o vice- procuradora da Procuradoria da Mulher de Ivaiporã, Gertrudes Bernandy, e a vereadora Sandra Mara, ex-governador Orlando Pessuti, vereadoras Josane Disner Teixeira e Sandra Mara, e secretários municipais.
O secretário de Cultura, Dionata Rodrigues, destacou a importância da cultura como instrumento de celebração neste Dia Internacional da Mulher. “A cultura tem um papel fundamental na promoção da igualdade de gênero e na valorização das mulheres na sociedade. E este evento representa uma oportunidade para reconhecermos a contribuição das mulheres para a cultura e para a história de Ivaiporã”, afirmou Rodrigues, que parabenizou a ex-secretária de Cultura, Luciane Baggio, pelo trabalho desenvolvido.
Igualdade de gênero
A importância de espaços públicos para discutir e promover os direitos das mulheres foi mencionada pela procuradora Gertrudes Bernardy. “O Encontro de Mulheres, que é apoiado pela Procuradoria da Mulher, demonstra o compromisso com a igualdade de gênero e o combate às formas de discriminação contra as mulheres. Precisamos continuar lutando para que as mulheres tenham voz e oportunidades em diversos aspectos da sociedade”, declarou Bernardy.
O desempenho da mulher na sociedade foi enfatizado por Orlando Pessuti, que também falou sobre Maria – a mãe de Jesus, e parabenizou a Secretaria de Cultura por prestar homenagem às mulheres do município.
Encerrando o ato solene, o prefeito Carlos Gil reconheceu a dedicação de Luciane Baggio e afirmou que o Centro Cultural Olívia Hauptmann é um espaço repleto de história e cultura.
“A implantação da Procuradoria da Mulher, liderada com dedicação pela procuradora Gertrudes Bernardy, é um marco significativo para promover os direitos e a proteção das mulheres na sociedade. É um símbolo de combate a qualquer forma de discriminação e violência de gênero, garantindo que cada mulher se sinta segura, respeitada e valorizada”, afirmou Carlos Gil citando a implantação do Conselho Municipal da Mulher, que visa políticas inclusivas e programas que incentivam as mulheres e a igualdade de oportunidades.
Durante o evento, foram debatidos temas relevantes para a mulher moderna, tais como a Sexualidade Feminina, Mulher Moderna e as Leis de Proteção À Mulher. As convidadas Ione Muchiuti (professora de Educação Física aposentada), Jéssica Ghizoni (fisioterapeuta), Tainara Conti Peres (advogada e coordenadora do curso de Direito da Fatec), Danielli Maria Lira Ramari (advogada do Núcleo de Práticas Jurídicas da Fatec) e Liliane Wielewski Pobbe Mainardes (docente do curso de Psicologia da Fatec) enriqueceram os debates dando contribuições.
Além dos debates, o evento contou com um show do DJ e saxofonista Marquinhos Dutra, proporcionando momentos de descontração e celebração. O Encontro de Mulheres reafirmou o compromisso da Prefeitura de Ivaiporã em promover a igualdade de gênero.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Lúcia Lima
Esporte, saúde e premiações marcam o 2º Festival de Outono no Parque Jardim Botânico
Ivaiporã está representada no Paraná Mais Cidades 2025 em Foz do Iguaçu
Ivaiporã está representada no Paraná Mais Cidades 2025 em Foz do Iguaçu