Terça-feira, 12 de março de 2024
Última Modificação: 12/03/2024 20:36:31 | Visualizada 445 vezes
"Dr. Carlos Hawthorne deixou um legado inestimável na área da saúde", declarou o prefeito Carlos Gil.
Ouvir matéria
Em uma cerimônia repleta de emoção e reconhecimento, a Prefeitura de Ivaiporã atribuiu ao Centro de Saúde o nome Dr. Carlos Henrique Hawthorne, prestando uma homenagem póstuma ao saudoso cardiologista e cumprindo a Lei 3.852 de 3 de maio de 2023, que resultou do Projeto de Lei 8/2023 apresentado pela vereadora Gertrudes Bernardy ao Legislativo.
A solenidade reuniu amigos, familiares, pacientes e profissionais de saúde, nesta terça-feira, dia 12 de março – 1 ano após o falecimento do médico, e foi marcada por testemunhos e homenagens singelas. Carlos Hawthorne foi recordado como um médico exemplar e um ser humano altruístico, apaixonado pela medicina e pelo cuidado ao próximo.
Carlos Hawthorne nasceu no dia 31 de outubro de 1953, em Jataizinho – PR. Dedicou mais de 30 anos ao Hospital Maternidade Ivaiporã e por alguns anos no atendimento público, deixando um legado de excelência médica e compaixão. A partida em 12 de março de 2023, devido a complicações de uma pneumonia autoimune, deixou um vazio entre os profissionais de saúde.
A família do médico participou do descerramento da placa e apresentação do quadro, que foi fixado na recepção do Centro de Saúde Dr. Carlos Henrique Hawthorne.
Pai justo
Soraya Hawthorne Yamaue, filha do homenageado, agradeceu à Prefeitura pelo reconhecimento, afirmando sentir-se triste pela perda. Mas feliz pela homenagem ao médico. “Sabemos o quanto ele [pai] era amado em Ivaiporã, onde atendia os pacientes sem distinção. O meu pai era justo, honesto e trabalhava com muito amor”, recordou Soraya Yamaue.
O presidente da Associação Médica de Ivaiporã, Adail Rother Júnior, prestou homenagem em memória do homenageado. “Tive a felicidade de trabalhar com o meu amigo Carlos Hawthorne. Por isso, agradeço à vereadora Gertrudes Bernardy pela indicação do Projeto de Lei e à Prefeitura pela homenagem”, referiu Adail Rother Júnior.
Em seguida, a vereadora Gertrudes Bernardy contou que Carlos Hawthorne também foi cardiologista da mãe dela. “É difícil encontrar palavras certas para homenageá-lo. Ele foi uma pessoa muito humana e querida por muitos profissionais e pacientes. Por isso, é uma justa homenagem”, afirmou a vereadora lendo a justificativa do Projeto de Lei 8/2023.
Nome eternizado
Na opinião do vice-prefeito Marcelo Reis a homenagem marcou e eternizou o nome do cardiologista pelo trabalho desenvolvido em prol da saúde dos pacientes.
“Dr. Carlos Hawthorne deixou um legado inestimável na área da saúde. Como clínico geral e cardiologista, ele trabalhou incansavelmente em diferentes Unidades Básicas de Saúde – um verdadeiro médico da família. A preocupação, dedicação e excelência profissional eram evidentes em cada consulta – independentemente da situação financeira do paciente”, declarou o prefeito Carlos Gil.
Também prestaram homenagens a secretária municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão, lendo o compromisso de preservar o legado do médico, presidente da Câmara de Vereadores, Edivaldo Aparecido Montanheri, e o agricultor Arcindo Ravar – seguida do descerramento da placa do Centro de Saúde Dr. Carlos Henrique Hawthorne.
Fonte: Reconhecimento
Polícia Militar e Prefeitura de Ivaiporã formam 313 alunos da rede municipal no Proerd
Prefeitura de Ivaiporã conclui obras de recape em 6 ruas do Jardim Nova Porã