Terça-feira, 19 de março de 2024
Última Modificação: 19/03/2024 18:42:14 | Visualizada 434 vezes
Denise Kusminski também ressaltou o compromisso da gestão municipal com a revitalização ambiental da cidade
Ouvir matéria
Uma das mais aguardadas obras na área urbana de Ivaiporã está prestes a iniciar – Fase 2 do projeto Centro Novo. Assinada em janeiro pelo secretário de Estado das Cidades do Paraná, Eduardo Pimentel, pelo deputado estadual Ademar Traiano, responsável pela liberação da emenda no valor de R$4.020.814,35, e pelo prefeito Carlos Gil, a ordem de serviço marcou o início de uma etapa de revitalização urbana na cidade.
A Fase 2 será desenvolvida ao longo dos canteiros da Avenida Souza Naves, abrangendo uma extensão significativa que vai desde a Praça França ao Colégio Estadual Barão do Cerro Azul. Além disso, passará pela Praça Mário Moreira Bonfim, Casa Esperança, Praça Manuel Marques Pereira e Praça da Bíblia (Terminal Rodoviário), com a inclusão de ornamentos que retratam a história indígena.
O percurso totalizará 2,2 km incluindo ciclovias e calçadas acessíveis, plantio de árvores e grama, instalação de bancos, lixeiras ecológicas, luminárias de LED e pergolados. O objetivo é proporcionar uma experiência urbana mais agradável, integrando mobilidade, acessibilidade e elementos estéticos.
Espécies exóticas
A secretária municipal de Meio Ambiente, Denise Kusminski, explicou a necessidade de cortar 91 árvores na Avenida Souza Naves, justificando que as espécies exóticas invadem ecossistemas naturais, ameaçando a biodiversidade. Trata-se das espécies: alfeneiro, espatódea, flamboyant, calistemo, fícus, cipreste, grevilha e abacate, que serão substituídas pelo dobro.
“Estas espécies são inadequadas para o ambiente urbano devido às raízes extremamente agressivas e prejudiciais à saúde”, justificou Denise Kusminski se comprometendo em priorizar as espécies mais adequadas ao ambiente urbano.
Denise Kusminski também ressaltou o compromisso da gestão municipal com a revitalização ambiental da cidade, informando que durante a administração 2021 a 2023 foram entregues gratuitamente à população 12.004 mudas e 5.754 árvores foram plantadas em diversos espaços públicos.
“Há quem questione os impactos imediatos das obras, especialmente no que diz respeito ao corte das árvores. Mas a Fase 2 do Centro Novo irá respeitar o equilíbrio entre o desenvolvimento urbano e a preservação ambiental”, declarou Denise Kusminski acompanhada do chefe de Serviços Urbanos, Jeferson Palopoli.
Fonte: Lúcia Lima - assessoria de imprensa
Doe 1 kg de alimento ou ração e assista ao show da Ana Castela na 20ª Expovale de Ivaiporã
Prefeitura de Ivaiporã disponibiliza portal de serviços públicos online
Prefeitura de Ivaiporã define prazos melhorias no Cemitério Municipal antes do Dia de Finados