Terça-feira, 23 de abril de 2024
Última Modificação: 23/04/2024 13:19:29 | Visualizada 378 vezes
O objetivo inserir e capacitar jovens entre 14 e 24 anos, prioritariamente em situação de vulnerabilidade e risco social, para o mercado de trabalho, durante o período de 2 anos.
Ouvir matéria
A Prefeitura de Ivaiporã, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, deu início à formação dos 6 aprovados no PSS Jovem (Edital 117 de 13 de julho de 2023), que é regido pela Lei 10.097/2000, com o objetivo inserir e capacitar jovens entre 14 e 24 anos, prioritariamente em situação de vulnerabilidade e risco social, para o mercado de trabalho, durante o período de 2 anos.
Os jovens passam por formação sob com a coordenadora regional do Centro de Integração Empresa-Escola de Apucarana, Roseli Paetzold, que orienta áreas teóricas como Matemática, Administração, Formação Humana, Legislação, Lei da Aprendizagem, Informática e Português. Além disso, os jovens aprendem a lidar com a área administrativa, arquivo, atendimento, emissão de documentos e elaboração de ofícios. São 1280 horas – 400 teóricas e 880 práticas.
“Após 20 dias de aulas teóricas, em consonância com o Artigo 428 e seguintes da CLT, bem como com as normativas do Ministério do Trabalho e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, os jovens irão assumir as respectivas funções na Prefeitura – devidamente certificados pelo Centro de Integração Empresa-Escola. Após iniciarem os trabalhos na Prefeitura, os jovens terão aula teórica uma vez por semana”, explicou Roseli Paetzold.
Oportunidades
A assistente social e coordenadora do programa de aprendizagem da Secretaria Municipal de Assistência Social, Hellenn Costa, citou a importância de oferecer oportunidades aos jovens. “Desta forma, os jovens podem ingressar o mercado de trabalho, após 2 anos, com experiência adquirida na área pública. Inclusive há vários jovens efetivados em empresas”, lembrou Hellenn Costa.
Laura Fernandes, que é Jovem Aprendiz, irá trabalhar no Setor da Licitação da Prefeitura. “Irei valorizar a oportunidade e espero que se abram mais portas para o mercado de trabalho”, comentou Laura Fernandes.
Passam por formação no PSS Jovem Aprendiz: Laura Alves Fernandes (Setor de Licitação), Renata de Oliveira Romanio (Secretaria de Assistência Social), Gustavo de Oliveira Ferreira (Secretaria de Indústria e Comércio), João Otávio Dutra (Agência do Trabalhador), Gustavo Zeferino Couto (Secretaria de Cultura) e Gabriela Bassi Patrício (Secretaria de Cultura).
O programa Jovem Aprendiz contribui para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, tais como ODS 1 - Erradicação da Pobreza, ODS 4 - Educação de Qualidade, ODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico, ODS 10 - Redução das Desigualdades e ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação.
Fonte: Lúcia Lima - assessoria de imprensa
Doe 1 kg de alimento ou ração e assista ao show da Ana Castela na 20ª Expovale de Ivaiporã
Prefeitura de Ivaiporã disponibiliza portal de serviços públicos online
Prefeitura de Ivaiporã define prazos melhorias no Cemitério Municipal antes do Dia de Finados