Sexta-feira, 07 de junho de 2024
Última Modificação: 07/06/2024 14:37:47 | Visualizada 381 vezes
Guilherme Faraj explicou que o TCE segue um plano anual de fiscalização, que é aplicado aos 399 municípios do Estado
Ouvir matéria
A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Ivaiporã foi auditada pelo técnico de controle externo e pela controladora interna do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Guilherme Hansen Faraj e Viviane de Medeiros Pires. O objetivo foi avaliar os atendimentos e serviços de saúde oferecidos pelo município e a gestão da Atenção Básica, visando aprimorar a taxa de resolutividade e a referência para a atenção especializada.
Guilherme Faraj explicou que o TCE segue um plano anual de fiscalização, que é aplicado aos 399 municípios do Estado, e não apenas a Ivaiporã. Durante a auditoria, Guilherme Faraj e Viviane Pires visitaram as Unidades Básicas de Saúde Nova Porã e Jacutinga, e o Centro de Saúde Dr. Carlos Henrique Hawthorne. Os auditores analisaram a classificação de risco das famílias, a estratificação de risco e os encaminhamentos realizados. Também questionaram sobre reuniões internas das equipes, discussões de casos específicos, horários de funcionamento das UBS, realização de pequenos procedimentos pelos médicos, consultas de enfermagem – como puericultura e pré-natal –, disponibilidade de vacinas e os horários de aplicação nas UBS.
“As equipes de Ivaiporã são exemplos para outros municípios, porque mantêm boas práticas e estão muito bem organizadas”, observou o auditor Guilherme Faraj. “O objetivo não é identificar irregularidades, apontar erros ou aplicar multas, e sim basear-se em boas práticas de outros municípios, nas políticas nacionais e estaduais, visando aprimorar os processos de trabalho em saúde e fazer recomendações para o aprimoramento dos serviços de saúde”, esclareceu Guilherme Faraj.
Aprimoramento
O TCE é muito atuante. Neste aspecto, as auditorias e recomendações têm sido fundamentais para implementar boas práticas. Essa colaboração tem gerado resultados positivos, como o aprimoramento dos serviços de saúde e educação, infraestrutura, por exemplo.
“E, graças à atuação de vocês, vários municípios melhoraram significativamente em diversos setores com as orientações que vocês prestam. É uma política relativamente nova do TCE. Antes, focávamos apenas na conformidade, verificando a regularidade e aplicando multas, o que gerava certo receio por parte dos municípios”, acrescentou Guilherme Faraj.
Cristiane Pantaleão, secretária municipal de Saúde de Ivaiporã, comentou sobre a auditoria. “Entendo que é uma oportunidade para identificarmos pontos de aprimoramento no atendimento à população e reconhecer o empenho da equipe nos pontos positivos. O prefeito Carlos Gil nos proporciona autonomia para trabalhar, o que é extremamente motivador. Na Secretaria de Saúde, eu e Janaína Barbosa apenas direcionamos as ações. Mas todo o monitoramento é realizado por uma equipe de coordenação que apoia diariamente as equipes de Saúde. Em outras palavras, o diferencial da saúde em Ivaiporã é o trabalho técnico, participativo e planejado de maneira ascendente”, garantiu Cristiane Pantaleão.
A controladora interna da Prefeitura de Ivaiporã, Vânia Almeida, reforçou a importância da visita do TCE. “As recomendações feitas pela equipe de auditoria são sempre valiosas para melhorarmos os serviços de saúde”, disse Vânia Almeida, que recebeu a visita dos auditores na quinta-feira, dia 6 de junho.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Lúcia Lima
Doe 1 kg de alimento ou ração e assista ao show da Ana Castela na 20ª Expovale de Ivaiporã
Prefeitura de Ivaiporã disponibiliza portal de serviços públicos online
Prefeitura de Ivaiporã define prazos melhorias no Cemitério Municipal antes do Dia de Finados