Sexta-feira, 07 de junho de 2024
Última Modificação: 07/06/2024 18:54:09 | Visualizada 158 vezes
A 3ª Caravana da Reciclagem arrecadou 3.666,60 kg. A Escola Municipal Jacutinga foi a que mais arrecadou: 1.227,40 kg.
Ouvir matéria
Nesta sexta-feira, 7 de junho, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Ivaiporã realizou a 3ª Caravana da Reciclagem. A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da separação dos resíduos sólidos urbanos, envolvendo 11 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e 10 Escolas Municipais. Cada instituição de ensino solicita aos alunos que levem resíduos recicláveis separados e devidamente higienizados de casa.
A Caravana da Reciclagem foi iniciada há 3 anos nas escolas e CMEIs, com o propósito de conscientizar os alunos sobre a importância da separação dos resíduos domiciliares. A iniciativa contribui tanto para a sustentabilidade ambiental quanto para a melhoria da qualidade de vida dos cooperados.
“Nas escolas e CMEI, a Caravana da Reciclagem acontece de forma didática e envolvente, com atividades educativas e palestras que explicam o processo de reciclagem e a relevância. Professores e diretores participam ativamente, incentivando os alunos a se engajarem e aplicarem os conhecimentos nas rotinas diárias”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Denise Kusminski.
Competição motivada
Rafaela Souza Christen, professora da Escola Municipal Leila Diniz, organizou uma competição em sala para incentivar a participação. “Quando as crianças competem, ficam mais motivadas. Estabelecemos um sistema de pontos, e cada dia elas traziam materiais recicláveis. Mas todos são vencedores”, garantiu a professora.
A diretora da Escola Municipal Leila Diniz, Juleimara Moreira Emerenciano, considera a Caravana da Reciclagem uma iniciativa maravilhosa. “Auxilia tanto os pais quanto as crianças a entenderem a importância da separação do lixo, para que o meio ambiente seja cada vez mais protegido. Neste caso, os materiais são destinados à Coopemari e auxiliam os cooperados a aumentar a renda familiar”, informou a diretora.
O secretário de Educação, Adriano Diglio, disse que as equipes de trabalho orientam o processo de reciclagem em sala de aula, associado a ações ambientais. “A parceria é essencial, e percebemos a diferença no dia a dia da sala de aula. As crianças sabem descartar o lixo no lugar correto. Na hora do lanche, separam os restos de comida e os colocam no recipiente adequado. Em casa, elas também coletam”, relatou Adriano Diglio.
Na Coopemari (Cooperativa de Materiais Recicláveis), anexa ao Aterro Sanitário, a presidente Greiciele Allein mencionou a importância de conscientizar os alunos com a Caravana da Reciclagem. “As crianças têm consciência do que deve ser reciclado. Por isso, recebemos materiais com melhor qualidade na Coopemari, que tem 27 funcionários e processa entre 75 e 100 toneladas por mês”, explicou Allein.
A 3ª Caravana da Reciclagem arrecadou 3.666,60 kg. A Escola Municipal Jacutinga foi a que mais arrecadou: 1.227,40 kg.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Lúcia Lima
Doe 1 kg de alimento ou ração e assista ao show da Ana Castela na 20ª Expovale de Ivaiporã
Prefeitura de Ivaiporã disponibiliza portal de serviços públicos online
Prefeitura de Ivaiporã define prazos melhorias no Cemitério Municipal antes do Dia de Finados