Sexta-feira, 07 de junho de 2024
Última Modificação: 07/06/2024 18:54:09 | Visualizada 165 vezes
A 3ª Caravana da Reciclagem arrecadou 3.666,60 kg. A Escola Municipal Jacutinga foi a que mais arrecadou: 1.227,40 kg.
Ouvir matéria
Nesta sexta-feira, 7 de junho, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Ivaiporã realizou a 3ª Caravana da Reciclagem. A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da separação dos resíduos sólidos urbanos, envolvendo 11 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e 10 Escolas Municipais. Cada instituição de ensino solicita aos alunos que levem resíduos recicláveis separados e devidamente higienizados de casa.
A Caravana da Reciclagem foi iniciada há 3 anos nas escolas e CMEIs, com o propósito de conscientizar os alunos sobre a importância da separação dos resíduos domiciliares. A iniciativa contribui tanto para a sustentabilidade ambiental quanto para a melhoria da qualidade de vida dos cooperados.
“Nas escolas e CMEI, a Caravana da Reciclagem acontece de forma didática e envolvente, com atividades educativas e palestras que explicam o processo de reciclagem e a relevância. Professores e diretores participam ativamente, incentivando os alunos a se engajarem e aplicarem os conhecimentos nas rotinas diárias”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Denise Kusminski.
Competição motivada
Rafaela Souza Christen, professora da Escola Municipal Leila Diniz, organizou uma competição em sala para incentivar a participação. “Quando as crianças competem, ficam mais motivadas. Estabelecemos um sistema de pontos, e cada dia elas traziam materiais recicláveis. Mas todos são vencedores”, garantiu a professora.
A diretora da Escola Municipal Leila Diniz, Juleimara Moreira Emerenciano, considera a Caravana da Reciclagem uma iniciativa maravilhosa. “Auxilia tanto os pais quanto as crianças a entenderem a importância da separação do lixo, para que o meio ambiente seja cada vez mais protegido. Neste caso, os materiais são destinados à Coopemari e auxiliam os cooperados a aumentar a renda familiar”, informou a diretora.
O secretário de Educação, Adriano Diglio, disse que as equipes de trabalho orientam o processo de reciclagem em sala de aula, associado a ações ambientais. “A parceria é essencial, e percebemos a diferença no dia a dia da sala de aula. As crianças sabem descartar o lixo no lugar correto. Na hora do lanche, separam os restos de comida e os colocam no recipiente adequado. Em casa, elas também coletam”, relatou Adriano Diglio.
Na Coopemari (Cooperativa de Materiais Recicláveis), anexa ao Aterro Sanitário, a presidente Greiciele Allein mencionou a importância de conscientizar os alunos com a Caravana da Reciclagem. “As crianças têm consciência do que deve ser reciclado. Por isso, recebemos materiais com melhor qualidade na Coopemari, que tem 27 funcionários e processa entre 75 e 100 toneladas por mês”, explicou Allein.
A 3ª Caravana da Reciclagem arrecadou 3.666,60 kg. A Escola Municipal Jacutinga foi a que mais arrecadou: 1.227,40 kg.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Lúcia Lima
Ivaiporã conquista Selo Diamante de Transparência Pública da Atricon
23 veículos e maquinários serão leiloados pela Prefeitura de Ivaiporã dia 10 de dezembro
Prefeitura de Ivaiporã realizará leilão de 6 terrenos em Furnas e 1 no Jardim Luiz XV