Sexta-feira, 21 de junho de 2024
Última Modificação: 21/06/2024 17:13:10 | Visualizada 91 vezes
Centro de Referência Paralímpico promove a inclusão social e esportiva de pessoas com deficiência por meio do esporte.
Ouvir matéria
O coordenador de Paradesporto da Secretaria de Estado do Esporte, Mário Sérgio Fontes, a assessora técnica Vanessa Morais e Silva, e o técnico Renato Vieira Júnior avaliaram o Complexo Sapecadão e credenciaram o Centro de Referência Paralímpico, que inclui a piscina coberta do Centro da Juventude de Ivaiporã, nesta sexta-feira, dia 21 de junho. A equipe estava acompanhada pelo assessor de comunicação, Nelson Orlando.
A equipe do Comitê Paradesporto foi recebida pelo professor do Campus da UEM, Ricardo Carminato, responsável pelo Festival Paralímpico do Vale do Ivaí e pelo pedido de implantação do Centro de Referência Paralímpico; pela chefe do Departamento de Ciências do Movimento Humano do Curso de Educação Física, Andreia Paula Basei; pelos secretários municipais de Esporte, Obras e Educação – Yan Guilherme Santos, Bruno Montoro e Adriano Diglio; pelo chefe de gabinete da Prefeitura, Alercio Bufalo; e pelo técnico esportivo do Núcleo Regional de Educação, Everton Silva.
Integram a Rede Estadual de Paradesporto: Ivaiporã, Maringá, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Cornélio Procópio, Cascavel, Campo Mourão, Londrina e Foz do Iguaçu. O Centro de Referência Paralímpico envolve a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, Comitê Paralímpico Brasileiro, Prefeitura de Ivaiporã e o Campus da UEM, com o objetivo de incentivar a prática esportiva por pessoas com deficiência.
Capacitação de professores
Mário Fontes explicou que o Centro de Referência Paralímpico promove a inclusão social e esportiva de pessoas com deficiência por meio do esporte. “Além de identificar, desenvolver e apoiar talentos esportivos paralímpicos, oferecendo infraestrutura, treinamento especializado e acompanhamento técnico para atletas”, acrescentou Fontes, que anunciou a capacitação dos professores de Educação Física do Campus da UEM, Secretaria Municipal de Educação e do Núcleo Regional de Educação – via Comitê Paralímpico Brasileiro.
“É a realização de um sonho para aqueles que trabalham com o esporte para pessoas com deficiência. Há 10 anos, desenvolvo o paradesporto e sempre batemos recorde de inscritos no Festival Paralímpico do Vale do Ivaí, que tem como meta estimular a prática esportiva e a inclusão de atletas. Por isso, iremos trabalhar mais motivados para tornar o Centro de Referência Paralímpico um exemplo para o Comitê Paralímpico Brasileiro e o Governo do Estado”, contou Ricardo Carminato.
Renato Vieira Júnior afirmou que foi um prazer imensurável conhecer as infraestruturas de Ivaiporã e anunciar o credenciamento do Centro de Referência Paralímpico. “Será um grande ganho para as pessoas com deficiência da cidade e da região. Com certeza, serão formados grandes atletas em menos de cinco anos para disputar competições nacionais e internacionais”, antecipou o técnico.
Alunos-atletas
O próximo passo é treinar alunos-atletas e fortalecer as modalidades de atletismo e tênis de mesa para pessoas com deficiência intelectual, visual e física, que têm entre 7 e 17 anos e que residem no Vale do Ivaí – e a natação no Centro da Juventude. “As infraestruturas estão perfeitas para o Centro de Referência Paralímpico. O Campus da UEM, Prefeitura de Ivaiporã e os professores precisam trabalhar firmemente na captação de alunos-atletas para estimular o paradesporto”, recomendou Vanessa Morais e Silva.
“É um grande avanço para Ivaiporã e a região, porque o Centro de Referência Paralímpico irá transformar vidas por meio do esporte. Em nome do prefeito Carlos Gil agradeço aos parceiros por este importante passo na inclusão e desenvolvimento esportivo de pessoas com deficiência”, declarou Alaercio Bufalo.
Foram contratadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro as professoras de Educação Física Carla Costa, Fernanda Carvalho e Suelen Marrafon. A Prefeitura cedeu a estrutura física e o treinador de tênis de mesa. A UEM desenvolverá o know-how do projeto. E a Secretaria de Estado do Esporte disponibilizará recursos materiais.
Fonte: Lúcia Lima - assessoria de imprensa
Doe 1 kg de alimento ou ração e assista ao show da Ana Castela na 20ª Expovale de Ivaiporã
Prefeitura de Ivaiporã disponibiliza portal de serviços públicos online
Prefeitura de Ivaiporã define prazos melhorias no Cemitério Municipal antes do Dia de Finados