Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471 1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Formação

Curso de produtos de limpeza será oferecido pela Prefeitura de Ivaiporã e IFPR à população atendida pela Assistência Social

1 - ERRADICAÇÃO DA POBREZA 3 - SAÚDE E BEM ESTAR 4 - EDUCAÇÃO DE QUALIDADE 5 - IGUALDADE DE GÊNERO 8 - TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO 10 - REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES 12 - CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

Quinta-feira, 06 de fevereiro de 2025

Última Modificação: 06/02/2025 14:00:38 | Visualizada 212 vezes

O curso terá aulas técnicas associadas à educação ambiental, incluindo o descarte correto de óleo, que é um dos principais poluentes domésticos.


Ouvir matéria

Uma parceria entre a Prefeitura de Ivaiporã, por meio da Secretaria de Assistência Social, e o Campus do IFPR vai permitir oferecer o curso de Produção de Saneantes – produtos de limpeza, voltado ao público em situação de vulnerabilidade.

O curso, que foi discutido entre a vice-prefeita Gertrudes Bernardy, secretária municipal de Assistência Social, Silvana Pessutti, diretor de ensino do Campus do IFPR, Adriano Ortiz, e a professora de Química Letícia Chendynski, responsável pela condução do curso, visa qualificar os participantes para fabricar produtos de limpeza e higiene pessoal, proporcionando aprendizado técnico e geração de renda.

 

20 vagas

Segundo Letícia Chendynski, o curso de Produção de Saneantes terá 20 vagas, que serão selecionadas pela Secretaria de Assistência Social por meio de busca ativa até 17 de março. Os interessados podem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Nas aulas, os alunos irão aprender produzir sabonete, detergente, sabão e repelente – uma alternativa eficaz na prevenção da dengue.

Letícia Chendynski, que é mestre e doutora em Química pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), garantiu que o curso também irá valorizar a capacidade profissional dos alunos, cumprir alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e estimular a inclusão social.

Gertrudes Bernardy afirmou que o objetivo também é incentivar o empreendedorismo. O curso de Produção de Saneantes terá aulas técnicas associadas à educação ambiental, incluindo o descarte correto de óleo, que é um dos principais poluentes domésticos.

Silvana Pessutti explicou que a Prefeitura será responsável pelo fornecimento dos materiais necessários para a produção, enquanto o IFPR disponibilizará professores, laboratórios e estrutura para as aulas. “Além disso, a Prefeitura irá disponibilizar o transporte público gratuito até o Campus do IFPR”, avisou a secretária.

 

Fonte: Lúcia Lima - assessoria de imprensa

 Galeria de Fotos

 Veja Também