Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025
Última Modificação: 13/02/2025 11:04:22 | Visualizada 177 vezes
A Academia da Saúde é focada na reabilitação e prevenção.
Ouvir matéria
A parceria entre a Prefeitura de Ivaiporã e o Campus da UEM permitiu a instalação e inauguração da 1ª Academia da Saúde, no Vale do Ivaí, na terça-feira, dia 11 de fevereiro – anexa ao Colégio Estadual Barão do Cerro Azul, com foco na promoção da saúde e na qualidade de vida dos pacientes de alto risco, acompanhados pela Atenção Básica de Saúde, que fazem tratamento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.
Com investimento de R$ 220.000,00 mil – parte proveniente de recursos municipais e federais, a Academia da Saúde conta também com o aporte de R$ 80.000,00 da UEM para bolsas de estudos a acadêmicos do curso de Educação Física, que irão atender diretamente os pacientes.
A cerimônia de inauguração contou com a participação do prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, vice-prefeita Gertrudes Bernardi, vice-reitora da UEM, Gisele Mendes de Carvalho, diretor do Campus da UEM, Eduard Ângelo Bendrath, presidente da Câmara de Vereadores, Ilson Gagliano, secretária municipal de Saúde, Cristiane Martins Pantaleão, além de diretores acadêmicos e demais autoridades municipais e universitárias.
Saúde Preventiva
Diferente de academias convencionais, a Academia da Saúde é focada na reabilitação e prevenção. Pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) passarão por avaliações periódicas, com monitoramento de parâmetros antropométricos, marcha, postura, força, flexibilidade e equilíbrio. A equipe multiprofissional do Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME) e os acadêmicos da UEM desenvolverão planos de exercícios personalizados para cada paciente, garantindo um atendimento de excelência.
“A Academia da Saúde – um laboratório de práticas corporais é um marco para Ivaiporã e o Vale do Ivaí. Vamos oferecer um atendimento de qualidade, que trate doenças, previna e melhore a saúde dos pacientes", informou Cristiane Pantaleão.
Segundo Eduard Bendrath o espaço será essencial para a formação dos alunos, permitindo que adquiram experiência prática enquanto contribuem diretamente para a saúde dos pacientes do SUS.
Referência no Vale do Ivaí
Academia da Saúde representa um modelo inovador de atendimento público à saúde, tornando-se referência para outros municípios. O prefeito Carlos Gil enfatizou a relevância do projeto. "Esta é a 1ª Academia da Saúde pública da região – um serviço de extrema importância para a população, que terá acesso a um acompanhamento especializado sem precisar recorrer a academias particulares”, declarou Carlos Gil.
Além da estrutura moderna e do suporte acadêmico, a expectativa é que a Academia da Saúde amplie os serviços nos próximos anos, beneficiando um número ainda maior de pacientes. A Prefeitura de Ivaiporã e a UEM estudam parcerias e investimentos para garantir a expansão do projeto.
A solenidade de inauguração foi encerrada com o descerramento da placa e a visita às instalações.
Fonte: Prefeitura de Ivaiporã
Secretaria de Saúde de Ivaiporã confirma 2 casos de dengue e 1 de Chikungunya importado
Secretaria de Saúde de Ivaiporã orienta população sobre cuidados com morcegos caídos ou mortos
Prefeitura de Ivaiporã intensifica programa Cidade Limpa para prevenir casos de Aedes aegypti