Quinta-feira, 03 de abril de 2025
Última Modificação: 03/04/2025 17:58:50 | Visualizada 104 vezes
O prefeito Carlos Gil comemorou a posição de destaque e atribuiu o resultado ao fortalecimento das instituições de ensino da cidade.
Ouvir matéria
Ivaiporã figura entre os 15 municípios do Paraná com maior percentual de pessoas com ensino superior completo. Segundo dados do Censo Demográfico 2022: Educação – Resultados Preliminares da Amostra, divulgados pelo IBGE, 19,9% da população do município têm ensino superior acessível pelo link: https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/censo-demografico/demografico-2022/amostra-educacao
O índice coloca Ivaiporã à frente de cidades como Paranavaí (19,64%), Umuarama (19,56%), Ponta Grossa (19,26%), Guarapuava (18,3%), Cianorte (18,3%), Apucarana (17,39%), Arapongas (16,54%), Cambé (15,99%), Rolândia (15,72%), Califórnia (14,75%), Pitanga (13,22%) e Jardim Alegre (11,35%).
Aproximadamente 1 em cada 5 habitantes de Ivaiporã possui nível superior completo. O dado evidencia o potencial do município em oferecer mão de obra qualificada, o que se traduz em melhores oportunidades de emprego, salários mais altos e maior contribuição para a economia.
Posição de destaque
O prefeito Carlos Gil comemorou a posição de destaque e atribuiu o resultado ao fortalecimento das instituições de ensino da cidade. “Por isso, sempre lutamos pelo fortalecimento dos Campi do IFPR e da UEM, e buscamos apoio dos nossos deputados Ademar Traiano [estadual] e Sérgio Souza [federal] para conquistar mais cursos e investimentos na área da educação”, afirmou Carlos Gil.
Segundo o prefeito, as instituições particulares também têm papel importante. “Com esse cenário, Ivaiporã realmente se transformou num polo universitário, beneficiando também os municípios vizinhos, que passam a ter mais acesso e oportunidade de atingir índices tão expressivos quanto os nossos”, acrescentou o prefeito.
O diretor geral da Fatec, Fábio Costa, também celebrou os números. “A Fatec Ivaiporã tem desempenhado um papel fundamental ao oferecer cursos de qualidade alinhados às necessidades do mercado regional. Um exemplo é o curso de Medicina. Ao formar profissionais altamente capacitados, a Fatec amplia o acesso ao ensino superior e fortalece a economia regional”, comparou Fábio Costa confirmando que o MEC autorizou recentemente o curso de Medicina Veterinária.
37 anos de ensino
Para a diretora da Univale, Jane Bührer Taques, o desempenho de Ivaiporã reflete o trabalho que a instituição vem realizando ao longo de 37 anos. “A Univale formou mais de 6 mil profissionais – contribuindo para o desenvolvimento da região”, afirmou Jane Bührer Taques.
O diretor do IFPR Ivaiporã, Ricardo Souza, ressaltou a atuação da instituição desde a formação básica até a pós-graduação. “Oferecemos cursos técnicos integrados ao ensino médio e também cursos superiores gratuitos em bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Os estudantes têm a chance de continuar os estudos na própria Rede Federal e saem preparados para aplicar o conhecimento no mercado de trabalho”, explicou Ricardo Souza.
Na avaliação de Eduard Ângelo Bendrath, diretor do Campus da UEM, a presença da universidade pública impacta positivamente na formação acadêmica da população. “A UEM desenvolve projetos de pesquisa e extensão e fortalece o desenvolvimento regional. Ivaiporã tem potencial para se consolidar como cidade universitária, com mão de obra especializada e preparada para os desafios do futuro”, concluiu Eduard Ângelo Bendrath.
Fonte: Lúcia Lima - assessoria de imprensa
Prefeitura de Ivaiporã executa obras na Rodovia Nicolau Koltun no valor de R$ 2,2 milhões
Prefeitura de Ivaiporã promoverá 1º Festival de Dança dias 23 e 24 de maio
Vice-prefeita de Ivaiporã recebe veículo Virtus do Governo do Estado