Segunda-feira, 07 de abril de 2025
Última Modificação: 07/04/2025 11:03:06 | Visualizada 97 vezes
A administração municipal considera os indicadores fundamentais para o planejamento estratégico da cidade.
Ouvir matéria
O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, e a vice-prefeita Gertrudes Bernardy reuniram com os consultores credenciados pelo Sebrae, Joelma Katto, Tiago Spiri e Marcos Collet, e com secretários municipais para discutir a atualização dos dados estatísticos do município e o processo de certificação do café do Jacutinga com Indicação Geográfica (IG).
O 1º tema foi conduzido com o objetivo de apresentar os dados estatísticos de Ivaiporã com a finalidade de disponibilizá-los em plataformas estaduais e federais.
A administração municipal considera os indicadores fundamentais para o planejamento estratégico da cidade, uma vez que revelam pontos que precisam de atenção. Além disso, orientam as decisões públicas e ajudam a garantir que o município acompanhe — ou até supere — a média regional, com base em dados concretos e atualizados.
“Foi um momento essencial para identificar o que está sendo divulgado e corrigir o que ainda não aparece ou está desatualizado. A partir de agora, a equipe do Sebrae vai trabalhar no levantamento e envio dos dados atualizados para os canais oficiais”, explicou Joelma Katto.
Ciclovias e ciclofaixas
Como exemplo, a Prefeitura cita o caso das ciclovias e ciclofaixas — ausentes em algumas bases de dados, embora exista no Centro Novo I e II, Parque Jardim Botânico, Rodovia Ouro Verde, Vila Nova Porã e na Avenida Ladislao Gil Fernandez. “Eu mesma pedalo por várias ciclovias construídas ao longo dos últimos anos”, disse Joelma Katto.
A reunião contou com a presença dos secretários municipais Cristina Mareze (Administração), Helinho Lins (Indústria e Comércio), Maurício Frederico (Planejamento e Finanças), Miro Barbosa (Agricultura), além da controladora interna Vânia Almeida e da diretora de Turismo, Francielle Carvalho.
Indicação Geográfica (IG)
Na sequência, foi realizada uma 2ª reunião dedicada à pauta do café do Jacutinga, variedade tradicional cultivada na região. O encontro teve como foco os trâmites técnicos e legais para o registro da Indicação Geográfica (IG) junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Segundo Marcos Collet, o levantamento histórico da produção está em andamento e a expectativa é protocolar a solicitação no fim de maio.
“A certificação será um marco para a nossa agricultura e para os produtores. Com a IG, o café do Jacutinga passará a ser reconhecido oficialmente no território nacional, e também no exterior, agregando valor ao produto e fortalecendo a identidade da região”, analisou Miro Barbosa.
Fonte: Prefeitura de Ivaiporã
Esporte, saúde e premiações marcam o 2º Festival de Outono no Parque Jardim Botânico
Ivaiporã está representada no Paraná Mais Cidades 2025 em Foz do Iguaçu
Ivaiporã está representada no Paraná Mais Cidades 2025 em Foz do Iguaçu