Segunda-feira, 07 de abril de 2025
Última Modificação: 07/04/2025 11:03:06 | Visualizada 84 vezes
A administração municipal considera os indicadores fundamentais para o planejamento estratégico da cidade.
Ouvir matéria
O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, e a vice-prefeita Gertrudes Bernardy reuniram com os consultores credenciados pelo Sebrae, Joelma Katto, Tiago Spiri e Marcos Collet, e com secretários municipais para discutir a atualização dos dados estatísticos do município e o processo de certificação do café do Jacutinga com Indicação Geográfica (IG).
O 1º tema foi conduzido com o objetivo de apresentar os dados estatísticos de Ivaiporã com a finalidade de disponibilizá-los em plataformas estaduais e federais.
A administração municipal considera os indicadores fundamentais para o planejamento estratégico da cidade, uma vez que revelam pontos que precisam de atenção. Além disso, orientam as decisões públicas e ajudam a garantir que o município acompanhe — ou até supere — a média regional, com base em dados concretos e atualizados.
“Foi um momento essencial para identificar o que está sendo divulgado e corrigir o que ainda não aparece ou está desatualizado. A partir de agora, a equipe do Sebrae vai trabalhar no levantamento e envio dos dados atualizados para os canais oficiais”, explicou Joelma Katto.
Ciclovias e ciclofaixas
Como exemplo, a Prefeitura cita o caso das ciclovias e ciclofaixas — ausentes em algumas bases de dados, embora exista no Centro Novo I e II, Parque Jardim Botânico, Rodovia Ouro Verde, Vila Nova Porã e na Avenida Ladislao Gil Fernandez. “Eu mesma pedalo por várias ciclovias construídas ao longo dos últimos anos”, disse Joelma Katto.
A reunião contou com a presença dos secretários municipais Cristina Mareze (Administração), Helinho Lins (Indústria e Comércio), Maurício Frederico (Planejamento e Finanças), Miro Barbosa (Agricultura), além da controladora interna Vânia Almeida e da diretora de Turismo, Francielle Carvalho.
Indicação Geográfica (IG)
Na sequência, foi realizada uma 2ª reunião dedicada à pauta do café do Jacutinga, variedade tradicional cultivada na região. O encontro teve como foco os trâmites técnicos e legais para o registro da Indicação Geográfica (IG) junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Segundo Marcos Collet, o levantamento histórico da produção está em andamento e a expectativa é protocolar a solicitação no fim de maio.
“A certificação será um marco para a nossa agricultura e para os produtores. Com a IG, o café do Jacutinga passará a ser reconhecido oficialmente no território nacional, e também no exterior, agregando valor ao produto e fortalecendo a identidade da região”, analisou Miro Barbosa.
Fonte: Prefeitura de Ivaiporã
Gertrudes Bernardy é a 1ª prefeita de Ivaiporã em 63 anos de história
Ivaiporã se destaca no Paraná em 14º lugar com 19,9% da população com ensino superior completo
Prefeitura de Ivaiporã executa obras na Rodovia Nicolau Koltun no valor de R$ 2,2 milhões