Quinta-feira, 24 de abril de 2025
Última Modificação: 24/04/2025 18:37:39 | Visualizada 112 vezes
O comprometimento de Ivaiporã com a regularidade ambiental foi um fator decisivo para a aprovação do projeto.
Ouvir matéria
Em agenda oficial cumprida em Brasília, o prefeito licenciado de Ivaiporã, Carlos Gil, e a prefeita interina Gertrudes Bernardy celebraram uma conquista histórica para o município, após reunião com o deputado federal Sérgio Souza e o ministro das Cidades, Jader Filho.
Ivaiporã está entre os 7 municípios do Paraná contemplados pelo Governo Federal com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes – subeixo Gestão de Resíduos Sólidos.
O investimento, no valor de R$ 7.385.196,87, será destinado à ampliação da coleta seletiva, à implantação de uma unidade de compostagem de resíduos orgânicos e à estruturação dos sistemas de transporte e destinação final dos resíduos sólidos urbanos. O município também receberá equipamentos e veículos para fortalecer tanto a coleta convencional quanto a coleta seletiva.
Equipamentos
Entre os itens contemplados estão caminhões compactadores, caçamba basculante, retroescavadeiras, trator de esteira, empilhadeira elétrica, prensa hidráulica, picador triturador, contêineres, entre outros equipamentos que modernizarão o sistema de gestão de resíduos.
Outro destaque é o componente de Trabalho Técnico Social, previsto no projeto, que envolverá ações de educação ambiental, estimulando práticas sustentáveis e fortalecendo o vínculo entre a população e políticas públicas ambientais.
O comprometimento de Ivaiporã com a regularidade ambiental foi um fator decisivo para a aprovação do projeto. O município atende a todos os requisitos técnicos e legais exigidos pelo Ministério das Cidades, com destaque para a conformidade das licenças ambientais emitidas pelo Instituto Água e Terra (IAT).
Parcerias
Além disso, Ivaiporã mantém contrato com a Cooperativa de Materiais Recicláveis; Comitê Municipal de Acompanhamento dos Serviços de Saneamento Básico em funcionamento; Fundo Municipal de Saneamento Básico ativo; contrato e legislação específica com a Sanepar para cobrança da taxa de lixo; Plano Regional de Saneamento Básico atualizado; e matrícula regularizada da área onde será implantado o projeto.
Para a prefeita interina Gertrudes Bernardy, o investimento é um divisor na política ambiental do município. “Esta conquista é resultado de planejamento, responsabilidade técnica e, acima de tudo, respeito ao meio ambiente. Ivaiporã está preparada para avançar com projetos sustentáveis e transformar nossa realidade na área de resíduos sólidos”, afirmou.
No Ministério das Cidades, Carlos Gil e Gertrudes Bernardy também trataram de projetos de pavimentação, espaços esportivos, e investimentos em Centro Municipal de Educação Infantil e Centro de Atenção Psicossocial. Integraram a agenda em Brasília os vereadores Ilson Gagliano, Rodrigo Cordeiro, Ailton Stipp e Valdeci Rodrigues Dias, que acompanham as tratativas junto aos ministérios e parlamentares.
Fonte: Prefeitura de Ivaiporã
Ivaiporã vai sediar 2ª etapa da Copa Cianorte de Ciclismo com apoio da Prefeitura
2º Seminário de Cultura reúne alunos e valoriza literatura infantil em Ivaiporã