Sexta-feira, 25 de abril de 2025
Última Modificação: 25/04/2025 20:09:47 | Visualizada 65 vezes
A cena não é comum em muitas cidades. Mas em Ivaiporã ela carrega uma marca registrada: a de quem conhece o serviço como poucos e "põe a mão na árvore".
Ouvir matéria
Capacete na cabeça, óculos de proteção e a serra elétrica firme nas mãos. Não, não é um funcionário da linha de frente. Quem está no alto da plataforma realizando poda em árvores da Avenida Souza Naves — próxima à Apae — é o próprio secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Ivaiporã, Jeferson Palopoli.
A cena não é comum em muitas cidades. Mas em Ivaiporã ela carrega uma marca registrada: a de quem conhece o serviço como poucos e “põe a mão na árvore”. Antes de ser nomeado para a pasta, Jeferson Palopoli trabalhou durante 5 anos com poda de árvores no município — e faz questão de seguir firme com os pés no chão (ou melhor, na plataforma) e as mãos na serra.
Sombra
“Estamos trabalhando no Novo Centro 2 – fase 2, realizando a poda das árvores, porque o plantio de grama já foi feito e, com muita sombra, a grama não se desenvolve bem. Então, além de manter o equilíbrio entre natureza e paisagismo, garantimos que o projeto seja executado do jeito certo. Algumas árvores, infelizmente, estavam condenadas e precisaram ser removidas. Mas vamos replantar diversas mudas”, explicou o secretário.
A frente de serviço também é resultado de um esforço conjunto para dar sequência às obras, mesmo com imprevistos. O servidor responsável pelas podas técnicas está afastado, após um acidente ocorrido, em março, quando um poste energizado cai sobre trabalhador.
“Como as obras seguem avançando, não dá pra parar. Assumi esta parte também, porque o importante é garantir que o trabalho continue com qualidade”, afirmou Jeferson Palopoli.
Centro Novo 2
As intervenções fazem parte do projeto de revitalização do Centro Novo 2 — uma transformação urbana que inclui calçadas acessíveis, ciclovias, bancos, luminárias de LED, pergolados, lixeiras ecológicas e paisagismo completo. O trecho em andamento vai da Seab até o Terminal Rodoviário, passando pela Apae, e contempla 6 canteiros.
A obra é executada com recursos do deputado estadual Ademar Traiano, viabilizados por meio do Programa de Transferência Voluntária da Secretaria das Cidades — uma modalidade que não exige contrapartida financeira por parte do município.
A Prefeitura de Ivaiporã mostra que o verde da cidade pode (e deve) caminhar lado a lado com a infraestrutura, o cuidado e o exemplo de quem lidera.
Fonte: Prefeitura de Ivaiporã
Ivaiporã vai sediar 2ª etapa da Copa Cianorte de Ciclismo com apoio da Prefeitura
2º Seminário de Cultura reúne alunos e valoriza literatura infantil em Ivaiporã
Ivaiporã garante R$ 7 milhões do Novo PAC para fortalecer gestão de resíduos e o meio ambiente